Liu Jiakun é o vencedor Pritzker 2025, considerado como o prêmio Nobel da Arquitetura


Em seus projetos, o arquiteto chinês busca incorporar as dimensões cultural, histórica, emocional e social, criando espaços únicos O arquiteto chinês Liu Jiakun foi anunciado hoje, 4 de março, como o vencedor do Prêmio Pritzker de 2025. O profissional foi reconhecido por seus projetos que confrontam utopia e existência cotidiana, história e modernidade e coletivismo e individualidade.
Em seus projetos, Liu usa a arquitetura para forjar comunidades, inspirar compaixão e elevar o espírito humano, harmonizando as dimensões cultural, histórica, emocional e social.
“Por meio de um corpo de trabalho extraordinário de profunda coerência e qualidade constante, Liu Jiakun imagina e constrói novos mundos, livres de qualquer restrição estética ou estilística. Em vez de um estilo, ele desenvolveu uma estratégia que nunca depende de um método recorrente, mas sim de avaliar as características e requisitos específicos de cada projeto de forma diferente”, afirma a declaração do Juri deste ano. “Ou seja, Liu Jiakun pega realidades presentes e as manipula a ponto de oferecer, às vezes, um cenário totalmente novo da vida cotidiana. Além do conhecimento e das técnicas, o bom senso e a sabedoria são as ferramentas mais poderosas que ele adiciona à caixa de ferramentas do designer”.
Novartis Block em Xangai, projeto de Liu Jiakun
Arch-Exist/Divulgação
Liu tem uma carreira de mais de quatro décadas, com projetos que vão de instituições acadêmicas e culturais a espaços cívicos, edifícios comerciais e planejamento urbano em toda o seu país. Alguns de seus trabalhos mais significativos incluem o Jianchuan Museum Cluster (Chengdu, China, 2007); o Instituto de Belas Artes de Sichuan (Chongqing, China 2006), os alojamentos do Exposição Internacional de Práticas de Arquitetura da China (Nanjing, China, 2012) e o Centro Comunitário Songyang (Lishui, China, 2020).
Luyeyuan Stone Sculpture Art Museum projetado por Liu Jiakun
Bi Kejian/Divulgação
Ele é o 54º laureado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura e fundador da Jiakun Architecture, escritório iniciado em 1999. Nascido em 1956 em Chengdu, ele reside e trabalha em sua cidade natal. O arquiteto será homenageado em uma celebração em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na primavera do hemisfério norte, e globalmente com um vídeo de cerimônia virtual no outono. A palestra e o painel de discussão com o laureado de 2025 serão realizados em maio e abertos ao público presencialmente e online.
O Pritzker é considerado um dos maiores reconhecimentos na carreira de um arquiteto. A premiação foi criada em 1979 e homenageia, todos os anos, profissionais vivos com significativa contribuição na área de Arquitetura. Entre os vencedores já estiveram dois brasileiros: Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras