
A primeira banheira de hidromassagem do mundo surgiu na década de 1960 graças à preocupação de um pai com a saúde do filho. Saiba mais! Hoje, um item fundamental em espaços de lazer, a jacuzzi foi criada, na verdade, com um objetivo médico – o de tratar a artrite reumatoide de um dos membros do clã fundador da marca por meio da hidroterapia.
A história da empresa remonta ao início do século 20, quando sete irmãos de uma mesma família –Francesco, Rachele, Valeriano, Gelindo, Candido, Giocondo e Giuseppe Jacuzzi – imigraram da região de Friuli, na Itália, para os Estados Unidos.
A marca Jacuzzi criou a primeira banheira de hidromassagem do mundo para fins médicos
Jacuzzi/Divulgação
Os irmãos eram especialistas nas áreas de hidráulica e termodinâmica dos fluidos. Nos Estados Unidos, deram vazão às suas competências, empreendendo em várias áreas, como na aeronáutica – foram eles que inventaram e pilotaram o primeiro monoplano com cabine fechada do mundo.
A família também inventou uma hélice de avião completamente inovadora, que foi adotada pela aviação americana. Na agricultura, criaram um revolucionário sistema de irrigação das plantações por meio de bombas.
A famosa marca de spas e banheiras foi fundada em 1915 por imigrantes italianos nos EUA
Jacuzzi/Divulgação
Vivendo na cidade de Berkeley, na Califórnia, os irmãos acabaram fundando juntos, em 1915, a marca Jacuzzi Brothers, que se especializou na fabricação de hélices para aviões de guerra e nas novas bombas hidráulicas para sistemas de irrigação. Criativos e competentes, eles registam mais de 200 patentes em apenas 5 anos de empresa.
Leia mais
Em 1956, Ken, um dos filhos do irmão Candido, desenvolveu artrite reumatoide ainda na infância, doença que prejudica e causa dores nas articulações. Para amenizar os sintomas da enfermidade, ele necessitava de um tratamento com hidroterapia.
Seu pai, junto aos engenheiros da Jacuzzi, dedicou-se, então, a desenvolver uma forma de adaptar a tecnologia das bombas de irrigação da agricultura ao sistema de uma banheira de imersão doméstica. O objetivo de Candido era tornar os dias de seu filho mais confortáveis, criando jatos d’água que oferecessem o efeito de uma massagem no corpo.
Mas foi somente quase uma década depois, em 1968, que Roy Jacuzzi, sobrinho de Candido, viu na invenção do tio uma oportunidade de negócio no mercado da saúde. Especialista em hidráulica, ele criou a primeira banheira de hidromassagem oficial do mundo, ao desenvolver um novo sistema que mistura ar com água, batizado de J-300.
Hoje usada como espaça de lazer, a jacuzzi foi vendida primeiramente a hospitais para tratar doenças
Jacuzzi/Divulgação
O equipamento totalmente novo ganhou o nome de Roman Bath Jacuzzi, em homenagem às famosas casas de banho romanas. Inicialmente, o produto foi comercializado apenas para hospitais e escolas.
Dois anos depois, em 1970, dado o sucesso de vendas, as banheiras foram colocadas no mercado para o público. À época, a preocupação dos americanos com a saúde e o bem-estar levaram a Jacuzzi a se tornar referência no ramo, fornecendo um equipamento de lazer e relaxamento, que podia ser usado em casa.
Leia mais
Naquele ano, a empresa lançou também a primeira banheira-spa, desenhada para acomodar várias pessoas simultaneamente e com um sistema de filtragem especial para manter a água quente e limpa. Para produzir os equipamentos, a família fundou a primeira fábrica europeia da Jacuzzi, localizada próxima à cidade natal de onde haviam partido os seus fundadores 60 anos antes.
As bombas hidráulicas usadas em agricultura deram origem ao equipamento de jato d’água usados nas jacuzzis
Jacuzzi/Divulgação
Em 1979, Roy comprou a parte do restante da família na empresa e assumiu sozinho o negócio. Até hoje, a Jacuzzi é sinônimo de spas e hidromassagens, produzindo mais de 300 equipamentos por dia somente na sede de sua fábrica nos Estados Unidos.