
A aplicação correta do item diminui o risco de acidentes e o desconforto no uso diário O planejamento de um ambiente envolve uma série de cuidados com as instalações elétricas. Dentre elas, está a altura correta dos interruptores, que garante o acesso funcional aos pontos do espaço.
Leia mais
A ausência de um número apropriado de pontos de energia ou a instalação em lugares inadequados pode causar prejuízos severos aos moradores. Conforme a Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT), as medidas corretas são apresentadas na forma padrão. Assim, segundo a norma NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), os interruptores podem ser instalados em três alturas:
Baixas: 0,30 m.
Médias: de 1,20 m até 1,30 m.
Altas: de 2 m até 2,25 m.
Segundo a arquiteta Isabella Nalon, também é possível citar a NBR 9050, que está voltada para a acessibilidade. “Ela indica uma altura acessível para garantir uma rotina mais confortável e atender às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida ou baixa estatura”.
A altura dos interruptores está ligada à praticidade, à segurança e ao conforto dos usuários no dia a dia. “Para áreas públicas e com grande fluxo de pessoas, o ideal é que os interruptores estejam bem sinalizados e com uma altura acessível”, informa a arquiteta.
A norma NBR 5410 oferece qualidade e segurança para os serviços elétricos
Pexels/Castorly Stock/Creative Commons
Fatores como o tipo de estabelecimento, o uso do espaço, o perfil dos usuários, a segurança e a ergonomia devem ser considerados na hora de determinar a altura do interruptor, que pode ser medida por meio de uma trena ou um sensor de nível a laser. Isabella dá uma dica: “É importante lembrar que a altura deve ser medida a partir do piso finalizado, para não ocorrer nenhuma variação posterior”.
Segundo eletricista Viviane Silva, “A altura correta facilita o uso diário sem esforço excessivo e garante acessibilidade para todos, incluindo crianças e idosos”. A profissional cita três tamanhos:
Residencial: entre 1,10 m e 1,20 m.
Comercial: segue o padrão residencial, mas pode sofrer ajustes conforme a arquitetura e o fluxo de pessoas.
Público: entre 0,80 m e 1 m.
“Em áreas externas, a altura recomendada segue o padrão interno, mas é fundamental garantir proteção contra umidade e intempéries. Conforme a NBR 5410, é obrigatório o uso de Interruptor Diferencial Residual (IDR) de alta sensibilidade (30mA) para proteção contra choques elétricos em áreas sujeitas à umidade, como jardins, varandas e locais próximos a piscinas”, destaca Viviane.
Leia mais
Além disso, em caso de mudanças, pode ser necessário a quebra de parede, alteração da tubulação elétrica e ajustes na fiação. “O não cumprimento das normas técnicas pode resultar em processos judiciais.
Em casos mais graves, como acidentes fatais ou lesões, a falta de conformidade com as normas pode gerar investigações criminais, caso seja comprovada a negligência ou o desrespeito às regulamentações de segurança”, finaliza a eletricista.